domingo, 17 de julho de 2011

FORTE AS ESCURAS


Este fim de semana estive no Forte do Castelo com minha família e um simples passeio virou aventura.
Quase todo o espaço em volta do forte, em frente a casa das 11 janelas e aquela área onde ficam os canhões estão as escuras.
Consegui terminar o passeio graças a lanterna do meu celular. As placas indicativas, que contam um pouco da história do forte e seus arredores também estão no breu.
Por tratar-se de um dos mais belos e importantes ponto turísticos de Belém, é de fundamental importância a manutenção desse espaço.
O belo chafariz há muito tempo em manutenção, agora já tem até placa de "manutenção", funciona de forma precária.
No mesmo espaço acontece o Festival de Verão, portanto a visitação ao local é grande, e grande também são as criticas daqueles que frequentam este sombrio espaço.

Outro dia estive no Ver o Rio e a situação estava ainda pior. Literalmente o passeio teve que ser feito com ajuda da inseparável lanterna do celular.

Nos prédios históricos e praças, a falta de iluminação arquitetural, escondem a beleza de nossa história, sendo que nas praças soma-se a falta de segurança que afasta ainda mais o turista e a população em geral. Experimente passar a noite pela praça D Pedro II, aquela em frente aos escuros palácios Antonio Lemos e Lauro Sodré.
Procurei o recém restaurado palacete Pinho, e não havia uma lampada acessa, ficando assim para outra oportunidade diurna a apreciação deste importante prédio histórico.
O pior é que sabemos que esta situação não é pelo sustentável ato de economizar energia. Isso é o mais puro descaso.
Caso o Pará seja realmente dividido, nos restará um alto investimento em turismo, mas do jeito que a coisa anda, muita coisa precisa ser feita.
Fica a sugestão para que todo turista ou mesmo morador da cidade, antes de iniciar um city tur por Belém, receba do estado um kit com lanterna e PM a tira colo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário