terça-feira, 21 de setembro de 2010

SAÚDE PÚBLICA EM BELÉM 2


Conheci o inferno de perto. Minha mãe com 73 anos teve a infelicidade de ter uma crise hipetensiva.
Como ela não tem plano de saúde, tive que recorrer ao pior lugar do planeta para tentar sobreviver a qualquer problema de saúde: O pronto socorro da 14 de março.
Nos três dias em que ela passou "internada", vivi meu inferno e convivi com o inferno dos outros.
Pessoas gritando em macas imundas, enfermeiros mal educados que tratam o ser humano como numeros estatísticos, médicos despreparados para lidar com o sofrimento dos pacientes e de seus familiares.
Teve um dia que chegou um morador de rua, sem identificação com crise epilética. Este ser humano foi colocado em uma maca no meio do corredor, exalando um odor insuportável.
Colocaram um soro no cidadão e lá ele ficou se debatendo, sem assistência, sem alimentação...parecia um lixo no meio do corredor. Enquanto isso, bem do lado, no posto de enfermagem, médicos e enfermeiras, contavam piadas, riam como se estivessem em um bar.
Este morador de rua deu entrada por volta de 9h da manhã e as 3 da tarde continuava na mesma situação.
Vendo aquilo, gravei imagens desse cidadão com a câmera do meu celular. Um médico viu e chamou a direção do hospital, que chegou mandando eu apagar as imagens.
Ou seja, quado um cidadão sofre com o abandono desses que se dizem "profissionis de saúde" é normal, agora quando uma pessoa indgnada com o tratamento do estado na área da saúde ameaça denunciar, eles sentem-se incomodados?
Ameaçei levar as imagens a mídia caso o cidadão não fosse atendido com dignidade. Veio um enfermeiro, levou o paciente e logo depois voltou com ele de banho tomado e roupas limpas. Naquele momento senti uma vitória diante daquele descaso. Porém a sensação da vitória durou muito pouco
Colocaram o homem em uma maca fria, sem leçol, ao lado de uma lixeira e ali ele ficou até amanhecer. Amanheceu para mim, para você que está lendo este relato, mas infelizmente pra ele não amanheceu. Ele faleceu...ali...sem atendimento, sem família...no descaso público.
Neste mesmo fim de semana a Polícia Federal estava caçando o secreário municipal de saúde, Sérgio Pimentel, pelo crime de corrupção. Ele não foi preso, porque estava nos Estados Unidos, talvez vajando as custas do lençol daquele morador de rua que morreu graças a incompetência destes bandidos que tomam conta da saúde pública de Belém.
Percebi que o juramento que esses "profissionais de saúde" fazem durante sua formaturas são esquecidos na prática. Eu só conseguia que verificassem a pressão da minha mãe após criar muita confusão, pois esses carniceiros de branco, não davam a menor atenção ao sofrimento das pessoas.
Está na hora de banir pessoas com á índole da política brasileira, esses ficha sujas que insistem em permanecer no poder.
Prefeito (?) Duciomar, como já havia lhe pedido..RENUNCIE, Governadora Ana Júlia, deixe o povo em paz, desista de sua candidatura. As crianças mortas na Santa Casa, durante o seu governo, agradecem.